quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Radioatividade e radiação


- O que é ?

A radioatividade é definida como a capacidade que alguns elementos fisicamente instáveis possuem de emitir energia sob forma de partículas ou radiação eletromagnética.

É um processo no qual um núcleo com Z prótons e N nêutrons pode se transformar em outro núcleo com Z e N diferentes. Essa transformação é chamada desintegração nuclear, sendo acompanhada por emissão de radiação. Por este motivo, estes núcleos instáveis são chamados radioativos.

Ela ( a radioatividade) geralmente provém de isótopos, que são fisicamente instáveis e radioativos, possuindo uma constante e lenta desintegração. Tais isótopos liberam energia através de ondas eletromagnéticas ou partículas subatômicas. 


(Caroline Malheiros )



5 comentários:

  1. Parabéns pela abertura do blog, não esqueça de seguir as orientaçõs. Proxima aula já vou comentar 50% e dar nota, ok?
    Sucesso, profa. Silvia Correia.

    ResponderExcluir
  2. lendo e pesquisando entendi que a radioatividade pode ser :natural - que se manifesta nos elementos radioativos e nos isótopos que se encontram na natureza e poluem o meio ambiente e artificial - provocada por transformaçoes. Gostei muito do blog
    Hevelyn Adriane

    ResponderExcluir
  3. Quando se fala em radiotividade dá um certo receio, pois essas radiações são perigosas. Devem-se sempre esta buscando conhecimento sobre assuntos que em nosso dia a dia temos contato, a bateria de celular mesmo tem radiação. E as pessoas que trabalham com radiografia que é um meio super essencial para termos noção de como estão nossos orgãos, essas pessoas devem esta com equipamentos sempre e não podem trabalhar muito tempo.

    Adorei o Blog, beeijos e Parabéns !

    By: Milena Araujo.

    ResponderExcluir
  4. galera sou o francisco, estou terminando de me formar no tecnico em radiologia. fique curioso em saber mais sobre vocês. escola de vocês também é um Centro de Educação Professional em saúde? E vocês estão fazendo o curso técnico também?

    ResponderExcluir
  5. sou de Teresina-PI, quando vi o blogger me interessei pelo conteudo e me ajudou a responde umas questoes. continuem assim q eu lhes apoiarei e divugarei bastante.

    ResponderExcluir